Biblioteca Luiz de Bessa tem programação infantil sobre Olimpíada

Exposição com acervo variado e contação de estórias atrai as crianças ao Setor Infanto-Juvenil durante o mês de agosto

imagem de destaque
Curiosidades sobre atletas, competições e símbolos olímpicos integram a mostra
  • ícone de compartilhamento

O fascínio pelo esporte é uma tendência bastante comum que acomete as crianças. Nesse sentido, o Setor Infanto-juvenil (Biju) da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa programa, para agosto, mês da Olimpíada no Brasil, atividades que envolvem as modalidades que vão inflamar as disputas dos atletas que vieram do mundo todo competir por medalhas no país tupiniquim.

Está disponível no setor, até o dia 30 de setembro, a mostra “Olimpíadas”. O imaginário de elementos que compõem a competição milenar está contemplado na exposição: descritivo das modalidades participantes, curiosidades sobre as mascotes, explicações sobre os símbolos olímpicos – a tocha, o juramento, o lema, as argolas -, destaques para os atletas brasileiros, a história do surgimento dos jogos olímpicos, linha do tempo contemplando as outras edições olímpicas, bem como um uniforme do revezamento da tocha e uma réplica do objeto.

No dia 20 de agosto, o projeto mensal Hora do Conto e da Leitura vem com o tema “Goleada de Histórias”. O futebol, esporte que permeia o cotidiano dos brasileirinhos, é o mote do evento.

Os bibliotecários da Biju utilizam o próprio acervo e promovem a contação de contos, crônicas e poemas nos quais foi o esporte da bola nos pés que inspirou os autores das letras.

“Alguém viu a bola”, de Jonas Ribeiro, “O ABC do futebol”, de Mário Alex Rosa, “Mania de trocar”, de Joel Rufino, são alguns dos textos lidos. A atividade simula a transmissão de um jogo na rádio, na qual um locutor narra uma partida de futebol que é interrompida para a entrada das estórias em campo.

Andresa Ferreira, bibliotecária responsável pela Biju, tem boa expectativa para as atrações programadas. “Nos preocupamos em envolver as crianças com um assunto com que estão bastante familiarizados, e que elas associam a momentos de diversão. A Hora do Conto e da Leitura marca também uma retomada da contação de histórias elaborada e realizada especialmente pela equipe da Biju. As últimas edições foram feitas por convidados”. 

Serviço/Exposição Olimpíadas

Data:  até 30 de setembro

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h

Público: livre

Entrada gratuita



Últimas