Atuação das forças de resgate no desastre de Mariana é tema de seminário e exposição

Evento reunirá órgãos que deram a primeira resposta no socorro às vítimas do rompimento da barragem, como Bombeiros, PM e Defesa Civil, entre outros

imagem de destaque
Fotos mostram o trabalho de resgate dos Corpo de Bombeiros em Mariana e toda a região atingida
  • ícone de compartilhamento

O desastre ambiental de Mariana será tema de seminário e mostra fotográfica organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O evento “Paisagens que Transformam” integra a Semana Nacional de Museus e vai reunir, pela primeira vez, em Belo Horizonte, bombeiros, especialistas da área de segurança e outros agentes envolvidos nas operações para debater a atuação dos órgãos e as implicações sociais e políticas da tragédia.

O seminário, que é aberto à população, reunirá todos os órgãos que deram a primeira resposta ao desastre, como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público, dentre outros. Haverá também um segundo momento, que abordará a reconstrução após o desastre, com representantes do direito ambiental, da psicologia e de moradores da região de Mariana que foram afetados pelo rompimento..

Mostra fotográfica

A exposição fotográfica retratará a percepção dos bombeiros e policiais que estiveram nas operações e também o antes e o depois dos ambientes afetados pela lama, mostrando a transformação da paisagem. A sala da exposição estará ambientada cenograficamente com objetos que remetem ao desastre em Mariana.

O Museu dos Militares Mineiros (MMM) é dedicado à memória da atuação dos Bombeiros e Policiais de Minas Gerais. A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), traz como tema, em sua 14ª edição “Museus e Paisagens Culturais”.

A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil.

Serviço/Paisagens que Transformam - O Corpo de Bombeiros Militar e o rompimento da barragem em Mariana

Seminário: 17 e 18 de maio - Teatro do Izabela Hendrix - Rua da Bahia 2020, Lourdes/Belo Horizonte

Mostra Fotográfica: 16 de maio a 17 de junho - Museu dos Militares Mineiros - Rua Aimorés 698 - Funcionários

Acesse o site para saber a programação e fazer sua inscrição.



Últimas