Alunos de escolas do Estado irão participar do Programa Jovens Embaixadores 2019

Arthur Sena Banhato Moraes, estudante de Campo Belo, e Juliana de Paula Guiducci, de Ubá, representarão a rede estadual de ensino mineira no EUA

  • ícone de compartilhamento

A rede estadual de ensino estará presente na edição do próximo ano do programa Jovens Embaixadores. Os alunos Arthur Sena Banhato Moraes, da Escola Estadual Padre Alberto Fuger, em Campo Belo, e Juliana de Paula Guiducci, da Escola Estadual Raul Soares, em Ubá, integram o grupo de 50 estudantes de todo o país que participarão da iniciativa em 2019. 

O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Arthur Sena Banhato Moraes decidiu participar do programa para realizar um sonho que é conhecer os EUA. “Eu vi nesse programa uma forma de realizar esse sonho. Estou ansioso participar desta experiência”, afirma.  Na escola, Arthur foi um dos responsáveis por incentivar a criação de coletivos de dança, de música, de teatro, fotografia, entre outros. “O objetivo é unir os jovens com os mesmos interesses dentro da escola”, conclui.

Juliana de Paula Guiducci conheceu o programa em 2016, quando sua professora a incentivou a participar. Depois de duas tentativas, a estudante conseguiu ser selecionada e conta o que espera do intercâmbio. “São tantas expectativas. Estou muito feliz e minha maior expectativa é que eu consiga me comunicar com o maior número de pessoas possível. Lá a gente também vai fazer o voluntariado. Teremos a oportunidade de conhecer a cultura deles e apresentar a nossa”.

Por Minas Gerais, também foi selecionado o estudante Marcus Vinícius Lacerda Reis do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Juiz de Fora.

Iniciativa

Criado em 2002, o programa é voltado a alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.  Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas como FedEx, MSD e IBM.



Últimas