Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante a entrega de 50 ambulâncias para núcleos de saúde de unidades prisionais

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Na pessoa do Alexandre quero agradecer o trabalho da Defensoria Pública, que tem um dos mais importantes projetos hoje na área prisional e é justamente com a Defensoria Pública, que é o Defensoria no Cárcere, que está começando agora e que vai, com toda a certeza, ajudar muito a criar vagas, esvaziando as prisões.

Porque quase metade dos nossos presos são presos provisórios e se nós fizermos um trabalho, um esforço concentrado, nós com toda certeza vamos ter muitos desses detidos que já poderiam estar em liberdade abrindo vagas para aí sim cumprir os mandados que o João Octacílio tem lá acumulado e também a PM para a gente poder dar segurança adequada para Minas Gerais.

Eu quero dizer só duas palavras aqui, primeiro a nossa alegria em poder fazer a entrega dessas ambulâncias em uma trajetória de fortalecimento, aparelhamento e modernização da administração prisional, que começou com a criação da própria secretaria, que não existia e nós criamos e conseguimos trazer o Dr Francisco Kupidlowiski para nós ajudar, ele que é uma pessoa com muita experiência e uma trajetória nessa área, além dos outros integrantes da secretaria.

Nós temos uma preocupação muito grande com os agentes de segurança prisional, com todos os que trabalham lá no sistema, para dar a eles condições adequadas de trabalho e dar também aos prisioneiros a dignidade que é exigida hoje e nós devemos dar por todos as disposições legais e por todos os tratados que o Brasil assinou.

Entregar essas ambulâncias é muito importante porque só no primeiro semestre desse ano, de janeiro a julho, nós fizemos mais de 30 mil, se não me engano 36 mil escoltas e deslocamentos para atendimento médico, então nós temos que ter equipamento para isso, equipamento adequado, novo.

Bom, serve para o prisioneiro obviamente mas serve também para o agente prisional que está em serviço e que por ventura passe mal. Deus queira que nunca precise, mas se precisar, você tem um veículo adequado para atende-lo também. Isso faz parte de um conjunto de iniciativas que nós estamos tomando para melhorar as condições e trabalho, para dar condições adequadas ao sistema prisional e dar segurança.

O preso bem atendido é fator de segurança, porque evita motins, evita rebeliões. Quem é do sistema, e muitos aqui são, sabe do que é que eu estou falando. Então cuidar disso para nós é fundamental. Dar segurança também ao agente prisional na sua atividade. Então fico muito feliz de estar podendo fazer essa entrega e aí a segunda palavra que eu quero compartilhar com vocês é que às vezes as pessoas, a opinião pública, a própria imprensa, não têm a dimensão do que é que um governo faz.

Eu tenho dito que nós temos um governo e por escolha nossa, por um modelo que nós construímos e que a população votou nele, um governo de pequenas entregas. Pequenas entregas beneficiando muita gente. É diferente do governo que a gente sucedeu. Nós sucedemos aí alguns governos preocupados em grandes entregas, mas com benefícios reduzidos.

Nós, nesse momento, estamos dentro de uma delas, de uma grande entrega, essa aqui, essa Cidade dita Administrativa, que foi entregue e custou dois bilhões de reais e que, se é que beneficia alguém, beneficia os 18 mil funcionários que têm aqui dentro, que não gostam de trabalhar aqui, enfim, podemos discutir se beneficiou ou não.

O certo é que são dois bilhões de reais em uma única entrega, cujo benefício é extremamente duvidoso. Certamente se nós tivéssemos naquela época, se o governo tivesse consultado a população de Minas Gerais, a população teria priorizado outro tipo de entrega, outro tipo de obra. Eu percorro o interior no nosso Estado e vejo as enormes carências que nós temos e me sinto realmente constrangido quando eu vejo as entregas.

Essa aqui (Cidade Administrativa) é só um exemplo, tem outros. Ali, em São João del-Rei nós terminamos de construir porque tinha iniciado no ano passado um Centro de Convenções que custou 400 milhões de reais, muito bonito para a cidade, para mil pessoas, e que certamente não vai ter utilidade porque dificilmente vai atrair convenções em São João del-Rei, apesar de ser um centro muito adequado.

 Eu podia enumerar aqui uma série de grandes entregas com poucos benefícios para Minas Gerais. Nós invertemos o modelo. Nós criamos os Fóruns Regionais de Governo, estamos dedicando o nossos olhar ao interior do Estado, com muita atenção, e definindo junto com cada região as prioridades.

Às vezes as prioridades são pequenas. Ainda agora, mês passado, a gente ligou lá em Chapada do Norte, no extremo Norte do Estado uma adutora de emergência para colocar água na cidade. Uma cidade com mais de 30 mil habitantes sem fornecimento de água, por causa da emergência hídrica. Aliás, nós temos 115 municípios do Norte do Estado em situação de emergência hídrica. Agora, se Deus quiser, com esse verão chuvoso pode ser que melhore um pouco, mas ainda assim nós temos que ter muita atenção com isso.

Essa entrega de Chapada do Norte é uma entrega pequena, ela não foi uma obra cara. Mas é fundamental para dar bem-estar aos mineiros e mineiras daquele lugar, daquela região. Então é com esse olhar regionalizado e voltado para que a população priorize, ela mesma, o que ela quer receber, que nós estamos governando Minas Gerais. Aparece pouco no jornal, não é notícia de televisão, as notícias normalmente são mais negativas do que positivas.

Faz parte da vida pública, nós temos que ter paciência com isso, mas nós estamos trabalhando para melhorara a vida dos mineiros. Pequenas entregas, mas muitas, e beneficiando muita gente. Se Deus quiser vamos continuar nesse caminho, vamos assegurar condições adequadas de trabalho para os nossos agentes de segurança prisional, vamos nos preocupar que a gente tenha um sistema prisional digno da tradição de Minas Gerais. Deus vai nos iluminar e vai proteger vocês no trabalho de vocês. Que seja assim, Deus os abençoe, boa semana de trabalho a todos. Muito obrigado. 


outros áudios