Discurso do orador oficial da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, Epaminondas Pires de Miranda, prefeito de Serro

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Digníssimos senhores membros do Conselho da Medalha Juscelino Kubistchek, demais autoridades aqui presentes.  São muitas. Por favor, sintam-se todos saudados. A todos que aqui estão, bom dia!

Com Grande honra e orgulho, aqui me encontro, serrano, ligado à Diamantina pelos laços de irmandade e patriotismo, acima de tudo, pela alegria de podermos rememorar o grande homem público, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que iniciou sua trajetória politica pelas andanças em nossas terras, conquistando amigos com sua cordialidade, simpatia e alegria. Assim lembrado pelos nossos ancestrais, com boas recordações e saudade.

Hoje, nesta terra, seu berço natal, acontece, como há vários anos, a entrega da grande Medalha a Medalha de honra Juscelino Kubitschek.

Data cívica criada pela lei 11.902 de 1995, estabelecida que no dia 12 de setembro de cada ano, data de seu nascimento. A medalha PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, destina-se aos homens e mulheres que, assim como o presidente dos “anos dourados”, têm na formação do seu caráter valores que os conduzem a lutar pela evolução do nosso país, pelo bem-estar do povo, por justiça e democracia.

Não é apenas uma nobre honraria. Para além disso, representa um convite especial para refletir sobre os ideais do homem que se dedicou a mudar os rumos da nação.

A cerimônia que se realiza hoje é, então, de suma importância para toda a população brasileira, principalmente aos mineiros e aos diamantinenses, uma vez que festeja e reconhece as extraordinárias conquistas do Presidente Juscelino, que se traduzem em conquistas do próprio povo, demonstrando o quão necessário é acreditar nos sonhos de um país melhor, mais justo e democrático.

Juscelino Kubitschek objetivava o desenvolvimento nacional como algo de “todos para todos” e por toda a história, o seu legado se tornou motivo de inspiração e desafio para os governantes que o sucederam.  Conquistou inúmeros admiradores, entre eles Tancredo Neves, que em 15 de setembro de 1976, em homenagem a JK na Câmara Federal, assim discursou:

Ele foi um predestinado que soube cumprir com grandeza a sua missão. Ilustrou, enriqueceu e elevou a sua Pátria. Dignificou o seu povo. Prestigiou e fortaleceu as nossas instituições democráticas. Preservou e opulentou o Patrimônio dos nossos princípios sagrados. Sonhou, lutou e sofreu para reduzir entre nós a área de miseráveis e apaziguar o espírito revoltado dos que tem fome e sede de justiça.

Afinal, o primeiro passo para a realização daquilo que se almeja é acreditar que é possível. Foi o que fez Juscelino Kubitschek.

E é acreditando que podemos tentar contribuir para o desenvolvimento das nossas cidades, do Estado de Minas Gerais e do Brasil e espero que juntos possamos, dignificar a administração pública, trabalhando com profissionalismo, honradez e seriedade, porque, se por um lado esta homenagem nos enobrece, por outro, aumenta nosso compromisso e cobra-nos mais responsabilidade.

E nós, aqueles que temos e tivemos a honra de sermos agraciados com essa ilustre condecoração, que não nos esquecemos de exercitar a construção  da confiança e da credibilidade; que não nos calemos em defesas dos interesses comuns; que sejamos defensores da justiça, da fraternidade e do progresso, pela luta, pelo trabalho, pela dedicação e feitos que nos levaram a estar aqui neste momento.

É preciso preservar a memória e os ideais de Juscelino Kubistchek. Esses ideais se perpetuarão se formarmos, juntos, elos na corrente do bem e do dever de cidadão cumprido, seja em qualquer área de atuação que ocupamos.

Receber e colocar no peito a medalha de honra do nosso conterrâneo e grande homem popular e público vem reforçar a nossa responsabilidade de cidadãos para o amor, respeito e defesa de nosso país, nossos direitos e ideais.

Que continuemos por fazer jus a esta homenagem de tamanho significado e valor patriótico. Que ultrapasse gerações o exemplo e ideais do nosso governador e ex- presidente Juscelino Kubistchek.

Não poderia deixar de cumprimentar aqui o governador e a toda a sua equipe, com a responsabilidade e com a competência com que administra o nosso Estado. Em outras épocas, em outros tempos, às vésperas de uma eleição municipal obras começavam em todo o Estado de Minas Gerais, sem mesmo sequer saber se seriam terminadas.

E isso não aconteceu no ano de 2016. Nosso governador pegou o Estado em dificuldade e está levando com responsabilidade e com muita dedicação junto com a sua equipe para que Minas Gerais possa voltar ao rumo do desenvolvimento, que eu tenho certeza que é o que o nosso ex-presidente, ex-governador JK queria ver.

Muito Obrigado!


outros áudios