Pronunciamento do governador Fernando Pimentel no evento de assinatura da lei que autoriza a Uemg a assumir o passivo de seis fundações

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Este é um momento importante para nós e para Minas Gerais. A Lavínia (Lavínia Rodrigues, reitoria da Uemg), me sussurrava ali que foram 29 anos para que o Estado finalmente completasse o processo de consolidação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A imprensa, às vezes, erroneamente, atribui a essa lei o condão de estar aumentando o endividamento do Estado, mas não tem nada disso. Nós estamos, ao contrário, pacificando uma questão que deveria ter sido feita antes. O patrimônio líquido dessas fundações é muito superior à dívida que elas têm. Essa dívida é basicamente uma dívida com a União, com a previdência e outras, enfim. 

O que nós estamos fazendo hoje, portanto, é dar a Universidade de Minas Gerais a sua musculatura necessária para ela ser cada vez mais autônoma, cada vez mais independente - enfim, continuar prestando os bons serviços que ela presta ao nosso Estado. Isso é mais importante ainda no contexto que nós estamos vivendo agora no Brasil.

Nós estamos em um momento delicado, em que os dois pilares sob os quais se assentam as universidades no nosso país e no mundo inteiro estão claramente ameaçadas. A autonomia universitária de um lado e a liberdade cátedra de outro. Então, o que estamos fazendo aqui hoje é consolidar a Uemg, com sua autonomia, com sua força e com a sua pujança.

E nós queremos uma universidade livre, autônoma, soberana e potente o suficiente para prestar bons serviços. E eu acho que o nosso mandato, já no finalzinho, dá mais um passo importante e resgata o nosso compromisso - que não é meu, pessoal, mas é da minha geração, é da minha caminhada que nós fazemos juntos a muitos anos e do nosso compromisso com a educação.

Vamos manter isso, vamos em frente, no mandato ou fora dele.

Obrigado a todos!