Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na solenidade de premiação do 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

download do áudio

Boa tarde a todos!

Vou ser breve e dizer só duas coisas. A primeira é nossa alegria de estar aqui na Emater reunidos com vocês, produtores de café, mostrando que o que nós fizemos ao longo desses quatro anos estava certo e produziu bons resultados. Nós nos esforçamos muito, apesar da enorme dificuldade que o Estado tem hoje, vocês todos são testemunhas, sabem disso, não preciso falar sobre isso, mas apesar da enorme dificuldade, manter - e mais do que manter, ampliar e aprofundar os nossos programas de fomento e de incentivo à nossa atividade rural, especialmente naquilo que é típico de Minas Gerais. Aí eu falo do café, mas poderia falar do leite, que também mereceu atenção muito grande nossa, dos nossos produtos do artesanato rural, do queijo, da cachaça, enfim, do vinho, que nós estamos produzindo de boa qualidade, o azeite, que agora produzimos de boa qualidade.

Reforçar aquilo que Minas tem de melhor. Eu sempre disse isso ao longo desses quatro anos. Nós temos que fazer aquilo que Minas sabe fazer, continuar fazendo, só que fazer cada vez melhor, com qualidade. E aí os programas de certificação mostram isso. A cada ano aumenta mais a quantidade de produtores rurais oferecendo produtos de alta qualidade. É um orgulho pra nós e para a região do Caparaó, que está realmente muito orgulhosa, porque acumulou muitos prêmios, eu acho que o prefeito de Espera Feliz vai ter que fazer uma sala de troféus na prefeitura, porque não cabe na casa da turma... mas as outras regiões também. Se quiser tomar um café bom, peçam o café de Minas Gerais, não tem erro. E região por região, a cada ano vão se alternado, ganhando os prêmios.

E a segunda coisa a dizer é que tem iniciativas que a gente faz que nos dão mais orgulho, nos dão mais satisfação do que outras. E uma que nos deu imensa satisfação, e por isso tem uma parte importante da equipe de governo aqui presente, é essa da Emater. Então nós estamos felizes de terminar o nosso mandato entregando para Minas Gerais produtos, serviços públicos e atividades públicas que produziram bons resultados. Esse é um deles.

Eu acho que a gente, apesar de toda a crise, apesar de toda a dificuldade, fizemos um grande esforço,  mantivemos o Estado funcionando, não entrou em colapso nenhum serviço público essencial, ao contrário de outros estados da nossa federação. Em Minas, os serviços públicos continuaram a ser prestados, educação, saúde, segurança, apesar das dificuldades, e mais do que isso, avançamos em muitos pontos de políticas públicas que antes não eram desenvolvidas, não eram aprofundadas, e agora foram e, se Deus quiser, nós vamos lutar com isso, para serem mantidos pelos próximos anos.

Então parabéns a vocês, vamos continuar trabalhando pelo café de Minas Gerais.

Muito obrigado!