Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia e inauguração oficial da Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria

download do áudio

Deixa eu falar uma coisa rápida para vocês. Primeiro, nosso orgulho, nossa alegria, de estar nesse momento entregando esse espaço para esse programa que não é um programa a mais, não é uma política pública a mais. Como a Carolina falou aqui, nós trouxemos a gastronomia para o centro de decisões do governo, e por que nós fizemos isso? Vou contar uma coisa que nem todos sabem. Estão aqui conosco os diretores das redes de comunicação, o pessoal da Record está aqui, da Band, da Globo, eles sabem do que eu vou falar. Nós fizemos uma pesquisa nacional e, nesta pesquisa, é impressionante, quando você pergunta “quando eu falo Minas você lembra de que? Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?’, a resposta é quase unânime, 99% das pessoas falam que lembram da comida mineira. Depois ele fala das cidades históricas, fala da cultura, fala dos escritores, enfim, cada um vai falar uma coisa. Mas todos, unanimemente, falam da comida, da gastronomia. Eu lembro do feijão tropeiro, lembro do tutu de feijão.

Enfim, nós não usarmos isso a favor do Estado seria uma burrice inominável. Não é só uma questão folclórica, é trazer isso para dentro do governo e fazer disso uma alavanca para o desenvolvimento. Porque a gastronomia, hoje o mundo inteiro sabe disso, puxa uma enorme cadeia produtiva, antes e depois do processo gastronômico propriamente dito. Começa lá na agricultura familiar, no processamento dos alimentos, no fornecimento dos insumos que aquela cadeia vai consumir e depois ao entregar o produto toda a cadeia turística que vem junto.

Antes de vir para cá eu estava com os prefeitos do Sul de Minas, inclusive alguns estão aqui, estava entregando um convênio para a Prefeitura de São Lourenço e de São Sebastião do Rio Verde para implementação do trem turístico que vai ligar São Lourenço a São Sebastião do Rio Verde. São 20 quilômetros de linha férrea, já tem um trem turístico na região que vai de São Lourenço a Soledade e é um sucesso extraordinário. Então, são iniciativas como essas, vinculadas a gastronomia, ao turismo, ao turismo de cidades históricas, ao Circuito das Águas, que nós estamos recuperando, que estão fazendo Minas respirar neste ambiente de crise que o Brasil está vivendo. Então, qual é o segredo de Minas, o que a gente pode contar, porque tem um outro que a gente não conta, esse eu falo depois. O segredo é juntar o que nós sabemos fazer, os valores mais tradicionais, com a modernidade, com as melhores técnicas não só de marketing, mas as técnicas mesmo, de tecnologia para produzir alimentos de qualidade, todos os processos de certificação que estamos fazendo para o queijo, para o café, a cachaça e que estão gerando lá na ponta premiações até internacionais para os nossos produtos e visibilidade. E trabalhar nisso com uma ótica de mercado, que é o que os empresários sabem fazer.

Aliás, esse espaço aqui que está sendo entregue vai ser administrado pela iniciativa privada. Estamos com uma licitação que deve abrir amanhã para fazer um contrato de gestão para uma empresa do setor administrar da melhor forma possível, evidentemente atendendo às demandas públicas que lhes vão ser enviadas, mas atendendo de forma a trabalhar para o mercado. Isso aqui é para virar uma coisa produtiva, para dar cursos, para fazer exposições, para patrocinar semanas gastronômicas, enfim, mas vai ser usado de forma a alavancar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Então, o nosso segredo é juntar os nossos valores tradicionais com o que tiver de mais moderno na tecnologia, no marketing, e fazer disso alavanca para o nosso desenvolvimento. Não é inventar pólvora, não é criar nada extremamente revolucionário. Sempre foi o segredo de Minas combinar a sua tradição com a inovação. E combinar a tradição com inovação é o que os nossos chefs, os nossos empresários dessa área sabem fazer de melhor. Então, está aqui o presidente da Federação da Indústria e a simples presença dele mostra que nós estamos no caminho certo. Eu queria agradecer muito a todos que se envolveram neste projeto, dizer que nós temos imensa confiança que este é o melhor caminho, que essa é a melhor escolha. Vamos trabalhar, que seja sempre assim para que Minas Gerais continue brilhando e nos dando orgulho de ser mineiro. Muito obrigado a todos.