Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante a solenidade de sanção da lei de comercialização de queijos artesanais

download do áudio

Eu gostaria de agradecer não só a presença, mas também o trabalho de todos que se envolveram para nós conseguirmos essa conquista, começando pelo deputado Agostinho Patrus, que foi o relator do projeto de lei e autor do substitutivo. Nós mandamos um projeto, depois teve aquela negociação, o Agostinho, como é guerreiro da causa do queijo e da gastronomia mineira, a Carolina, minha esposa, que desde o primeiro momento também batalhou e se envolveu com todos os produtores para isso. Também gostaria de agradecer a todos os produtores que estão presentes aqui, esses guerreiros do valor dessa preciosidade que o queijo artesanal representa para Minas Gerais.

Então eu quero agradecer muito, dizer que eu estou muito feliz, muito orgulhoso de estar ao lado de vocês nesse momento. É um momento importante para essa indústria que a gente chama de pequena indústria, mas que é grande no coração e na tradição de Minas Gerais.

E a outra coisa é registrar que esse aqui é um dos últimos eventos possivelmente que eu participo aqui nesse Palácio - não só porque meu mandato está terminando, mas também porque esse palácio também provavelmente não vai mais abrigar eventos de nenhum tipo. Possivelmente o outro governo vai dar outra destinação.

Eu fico feliz que esse evento possa ser realizado aqui. Eu acho que uma repartição como essa, que tem 120 anos de história, ela serve justamente para trazer para dentro dela aquilo que é mais caro, mais tradicional, mais simbólico de Minas Gerais. E não tem nada mais simbólico que o queijo mineiro. Então eu fico feliz que tenha sido aqui esse evento. Feliz com a presença de todos amigos e amigas que estão aqui.

Nessa minha despedida - eu estou me despedindo, temporariamente, eu espero - mas vocês chegaram aqui junto comigo, eu me lembro que há quatro anos atrás, na cerimônia da posse, eu tive ao meu lado os produtores de queijo, que simbolizavam o que nós queríamos, que era atravessar esse mandato com vocês ao nosso lado e nós ao lado de vocês. E agora, terminando o mandato, vocês estão novamente aqui, ao nosso lado.

Isso significa que eu posso até ir embora, mas vocês vão ficar. Vocês hoje estão, e a lei significa isso, que vocês estão integrados no esforço econômico, no esforço social, turístico e mineiro para fazer cada vez maior a nossa produção agrícola. Então, fico muito feliz, porque acho que cumprimos a nossa missão.

Obrigado a todos!