Discurso do governador Fernando Pimentel durante cerimônia de investimentos da  Fiat Chrylser Automóveis (FCA)

  • ícone de compartilhamento

Vou ser breve, apenas para dizer duas coisas. Primeiro, o orgulho que a gente tem, como mineiro, dessa empresa. Na verdade, é uma empresa mineira. A Fiat já foi meio que incorporada por Minas Gerais, no nosso patrimônio, mais do que no nosso patrimônio econômico, eu diria que no nosso patrimônio afetivo. É uma empresa que optou por Minas Gerais e tem, a cada ano, renovado essa opção. O que nós estamos fazendo aqui hoje, como diz o Antônio Filosa, é renovar de novo, preparar os próximos 42 anos com essa parceria entre o governo, mais que entre o governo e o Estado, entre os mineiros e as mineiras e a empresa que gera tantos empregos e tanto riqueza e tanta inovação.

E disse que eu quero falar para encerrar. Eu disse ontem, o Flávio Roscoe estava com a gente em uma cerimônia singela, mas muito significativa, nós entregamos a primeira casa da gastronomia mineira. O estado reformou um imóvel histórico ali na rua Uberaba onde era a antiga delegacia de furtos de veículos e, muito antigamente, quando eu era menino, ali era um presídio. Então ele foi tombado, estava um pouco abandonado, nós o reformamos e ele vai ser o centro da gastronomia mineira. O nosso governo tem impulsionado muito essa atividade. A gastronomia tem uma cadeia produtiva riquíssima e nós fizemos uma pesquisa há uns anos atrás, quando a gente chegou ao governo, uma pesquisa nacional muito interessante. A gente perguntou, no país inteiro, buscando uma resposta espontânea, a pesquisa não era estimulada, você perguntava para o cidadão o seguinte: ‘quando eu falo Minas Gerais, o senhor (a) lembra de que? Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando fala de Minas Gerais?’. E unanimemente todo mundo respondia: a comida mineira. Depois vem as outras respostas, como cidades históricas, a tradição mineira, a cultura, a música, enfim a primeira coisa é a comida mineira. Então isso é um valor, do ponto de vista do mercado, e aqui os companheiros da Fiat sabem muito bem, isso é um valor inestimável. Nós temos praticamente um diamante bruto para a gente trabalhar. Se você trabalhar bem, vai atrair para Minas Gerais um turismo gastronômico, vai atrair uma cadeia produtiva antes do produto e depois do produto, e é isso que nós queremos.

Então, quando nós entregamos ontem, eu falei uma coisa que agora eu revi de novo aqui, Flávio, eu disse que Minas, o segredo de Minas, é essa combinação entre tradição e inovação. Nós mineiros somos muito tradicionais, a gente preza muito os valores tradicionais de Minas Gerais. Mas, ao mesmo tempo, nós estamos sempre inovando sem abandonar a nossa tradição, os nossos valores. E eu acho que a Fiat encarna perfeitamente esse conceito e talvez por isso tenha dado tão certo em Minas Gerais. A Fiat é uma empresa de 120 anos, vai fazer 120 ano que vem, produzindo veículos, mas ela nunca parou de inovar. Isso que nós estamos vendo aqui, e vocês que trabalham aqui convivem com isso o tempo todo, eu acabo de fazer uma visita aqui que mais uma vez me deixou impressionadíssimo com a capacidade tecnológica da empresa, ela é tradicional, ela tem uma marca consolidada no mundo inteiro e no Brasil nem se fala, e ela é inovadora o todo tempo. E é por isso que ela se mantém na lembrança, do mercado obviamente, mas também no afeto de nós todos mineiros.

Então, a Fiat é muito parecida com Minas Gerais, essa é a verdade, e é por isso que deu tão certo e eu tenho certeza que vai continuar dando certo e nós sempre vamos gostar dela, vamos apoiá-la e vamos desfrutar e compartilhar os bons frutos do sucesso da Fiat. Então que seja assim, que a gente possa encerrar essa manhã e começar a tarde pensando que o Brasil vai ganhar o jogo com a Bélgica. A Itália infelizmente, para a tristeza nossa, porque a gente gosta do futebol italiano, mas não classificou para a Copa. Hoje todos os italianos estão torcendo para o Brasil, então vamos torcer juntos pelo nosso país e vamos desejar mais 42 anos de sucesso para a Fiat.

Muito obrigado a todos.